Bem-vindo ao Parque do Gato "Amado"

Espero que, nesta página, encontres informações, sugestões, elementos simbólicos que te levem à leitura da obra "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado ou a um melhor entendimento de certos aspectos.
"Amém (concluiu o Papagaio)."

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Os amores do Gato Malhado


Na obra "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", supostamente destinada a crianças, estão presentes vários temas que, "desde que o mundo é mundo", fizeram história e reescreveram estórias. Entre eles, destacam-se a discriminação social, amizade, a crítica e a hipocrisia, que de forma mais ou menos directa se encontram ligados à temática do amorosa. Assim, facilmente se destacam nas duas narrativas, presentes neste livro, vários tipos de amor, como seja o caso do sentimento mais ou menos secreto do Vento pela Manhã; do amor libertino do Galo Don Juan de Rhode Island; do amor não correspondido e interesseiro da Goiabeira pelo Gato; do casamento social entre o Rouxinol e a Andorinha; e do amor paixão entre o Gato e a Andorinha.
Porém na obra, para além do enredo principal, existem muitos outros elementos de interesse (simbologia, caracterização das personagens, ironia...) que prometem cativar miúdos e graúdos.
Se já leste esta história, deixa aqui a tua opinião, destacando o que mais te atraiu, caso contrário, aproveita para mergulhar nas tramas sociais onde se movem os habitantes do parque de Jorge Amado.